domingo, 28 de novembro de 2010

MOQUECA CAPIXABA (RECEITA ORIGINAL)


Olá pessoal!!! Desta vez vou apresentar uma receita típica da culinária capixaba " a moqueca". Sei que receita de moqueca existe aos montes na internet, porém esta eu consegui através de uma matéria que saiu no jornal A Gazeta, onde a publicação dizia que esta receita, após diversas pesquisas, seria a original. Segue abaixo um pouco da história sobre a receita. Espero que gostem!!!

O Nome "moqueca" vem do tupi e quer dizer: assar lentamente.
O nome do prato que é símbolo da cultura capixaba vem de uma palavra indígena: moquear, que em tupi significa assar em fogo lentamente - que é o modo de preparo da moqueca tradicional. Os índios abriam um buraco na terra, colocavam folha de bananeira e a terra pra cozinhar. O ritmo é lento, assim como na panela de barro, que demora pra esquentar e esfriar. Mas existe uma outra possível origem para o nome: a palavra africana mukeka, que quer dizer caldeirada.

INGREDIENTES:
- Peixe do litoral capixaba (badejo, robalo, papa-terra, namorado ou dentão);
- Tomate;
- Cebola;
- Coentro;
- Alho;
- Óleo de urucum ou colorau;
- Limão;
- Azeite;
-Sal.

MODO DE PREPARO:
A moqueca deve ser preparada em uma panela de barro. Limpe e corte o peixe em postas e deixe numa vasilha com suco de limão e sal. A cabeça será usada para o pirão. N panela de barro coloque o azeite, alho, cebola, coentro, tomate e urucum. Em seguida, arrume as postas lado a lado, sem sobrepor. Cozinhe em fogo brando e quando abrir fervura coloque umas poucas gotas de limão. Cubra com coentro picado. Sirva acompanhado de pirão e arroz.

3 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário e volte sempre!!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favoritos More