quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

TOMATES SECOS NO FORNO


Oi pessoal!!! Essa receita foi escolhida dentre várias que encontrei, pois é fácil e saborosa e, além do mais, comprar tomates secos é muito caro.

INGREDIENTES:
- 1 kg de tomates grandes e suculentos repletos de sabor;
- Sal (light);
- pimenta-do-reino (opcional);
- manjericão;
- azeite extravirgem para reguar e guardar(se necessário).

MODO DE PREPARO:
- Aqueça previamente o forno a 180° C. Usando uma faca afiada, corte cada tomate em quartos longitudinalmente;
- Usando uma colher de chá, retire-lhes as sementes e descarte-as.  Se os tomates forem grandes, corte novamente cada quarto ao meio longitudinalmente;
- Polvilhe uma assadeira com sal e disponha os pedadços de tomate, com a pele para baixo, por cima. Asse no forno previamente aquecido durante 2h30m ou até os gomos começarem a ficar chamuscados e a pele estiver seca e ainda flexível. O tempo exato da assadura dependerá do tamanho e umidade dos tomates. Verifique os tomates a intervalos de 30 minutos ao fim de 1h30m.
- Retire os tomates secos da assadeira e deixe esfriar por completo. Polvilhe com azeite e tempere com pimenta e manjericão.

DICA: Eu coloquei os tomates secos num  recipiente de vidro, os cobri com azeite, temperei com manjericão (pode ser o desidratado) e pimenta e, ainda coloquei uma colher de sopa de vinagre balsâmico. Na geladeira ele durou atá 2 semanas.

2 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário e volte sempre!!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favoritos More