domingo, 1 de abril de 2012

BATATA GRATINADA AO MOLHO DE GORGONZOLA

100_4910_GF

A batata (solanum tuberosum) é conhecida por vários povos em todo o mundo. Hoje, é o quarto alimento mais consumido pelo homem, atrás apenas do trigo, milho e arroz. Originária da Cordilheira dos Andes e das ilhas do arquipélago chileno, na América do Sul, a batata é cultivada há mais de 2.500 anos. De lá, espalhou suas sementes pelos quatro cantos do planeta, levada no século XVI para a Espanha e, posteriormente, em outros paí­ses.

É interessante lembrar que os botí¢nicos da época chegaram a considerá-la um afrodisí­aco. Somente anos depois foi aceita como alimento, sendo mais cultivada principalmente na Irlanda e na Alemanha. Hoje, ela está presente no cardápio básico de quase todos os paí­ses, notadamente nos de clima temperado.

Depois dessa pequena história sobre a batata, apresento uma receita superfácil e rápida cedida em um bate-papo informal com a amiga e “chef” nas horas vagas Denise Camara.

INGREDIENTES:

- 200 ml creme de leite;

- 1 talo de alho poró picado;

- 3 dentes de alho picados;

- 3 colheres (sopa) de manteiga;

- 3 colheres (sopa) de azeite extra virgem;

- 4 batatas em rodelas cozidas (em água e sal);

- 100 g de queijo gorgonzola (amassado);

- 3 colheres (sopa) de queijo parmesão;

- Pimenta do reino e sal a gosto;

MODO DE PREPARO:

- Em uma panela coloque a manteiga e o azeite e doure o alho. Em seguida acrescente o alho poró e refogue um pouco. Acrescente o gorgonzola e misture um pouco, depois o parmesão, misturando sempre. Acrescente o creme de leite e acerte o tempero com sal e pimenta do reino. Unte um refratário com manteiga e coloque uma camada de batata cozida e coloque o molho, outra camada de batata e por fim o molho. Leve ao forno para gratinar.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário e volte sempre!!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favoritos More