segunda-feira, 11 de junho de 2012

RISOTO DE SALMÃO

100_5281_GF

O risotto é um prato típico italiano em que se fritam levemente as cebolas e o arborio, ou o arroz em manteiga, e se vai gradualmente deitando caldo de carne e outros ingredientes, até o arroz estar cozido e não poder absorver mais líquido.

Risotto, que significa literalmente pequeno arroz, é um prato típico da região do Norte da Itália, mais especificamente ele provém da Lombardia. O risoto data do século XI quando o sul da Itália era dominado pelos Sarracenos e esses trouxeram o grão usado para a preparação do risotto.

A gráfica correta em português seria com apenas um "t". RISOTO.

Esta deliciosa receita foi cedida, gentilmente, pela colega Rina Coutinho, uma “Chef” de mão cheia. Espero que gostem, pois é superfácil de se fazer.

INGREDIENTES:

500g de salmão;

01 cebola em meia lua bem fininha;

02 limões siciliano (suco;

alecrim, sal, alho e pimenta do reino branca a gosto;

350g de arroz arbóreo;

600ml de caldo básico de legumes (colocar pra ferver);

02 colheres (sopa) de manteiga;

200g de queijo parmesão ralado na hora.

MODO DE PREPARO:

Cortar o salmão em lascas não muito finas nem grossas. Temperar com o caldo de limão, alecrim, sal, pimenta e alho. Deixar por 15 minutos (a gosto).

Murchar a cebola no óleo (se preferir azeite, melhor), juntar o arroz e envolvê-lo bem no óleo/azeite. Ir adicionando aos poucos o caldo e misturando bem para o amido do arroz ir soltando. Antes de adicionar o restante do caldo, refogar o salmão com o arroz, envolvendo bem. Juntar o restante do caldo, abaixar o fogo, tampar a panela e deixar secar (não muito).

Desligar o fogo e adicionar a manteiga e o queijo. Servir em seguida.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário e volte sempre!!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favoritos More