segunda-feira, 27 de agosto de 2012

ALHO, O QUE É?

alho-importancia

Alho

O alho é uma raiz!
"O alho (Allium sativum) é um vegetal da família Liliacerae, sendo encontrado na forma de raiz. Seu bulbo, vulgarmente conhecido como cabeça, é constituído por vários dentes, os quais são empregados como condimento culinário e como medicamento há centenas de anos em todo o mundo." (fonte: wikipedia)

O alho, assim como a Aloe vera, pertence à família das liliáceas. Ele é uma das mais antigas plantas cujo cultivo se tem notícia. Os babilônios o utilizavam contra enfermidades do aparelho respiratório, amebas e vermes, afecções cutâneas, inclusive a lepra. Os hebreus o tinham como um vegetal milagroso. Na pirâmide de Quéops encontraram-se registros do alho fazendo parte da alimentação diária dos escravos, pois lhes aumentava a força e a resistência.

Segundo Aristóteles, o alho ajuda na cura da hidrofobia e é um excelente tônico laxante. Hipócrates o recomendava aos desportistas olímpicos como tônico energético. Os romanos, indianos e chineses dele se utilizavam como vermífugo, contra dores de cabeça, fadiga, fraqueza, infecções e sobre os ferimentos e machucados.

Em 1858, Louis Pasteur demonstrou as propriedades antibactericidas do alho. Albert Schweitzer utilizou-o amplamente para tratar disenterias amebianas quando residiu na África. Nas duas guerras mundiais, o alho funcionou como antibiótico, tal qual ao longo da história da humanidade. Hoje, as pesquisas científicas confirmam suas propriedades fungicidas e bactericidas em relação a mais de 60 diferentes tipos de fungos e 20 tipos de bactérias.

Alho é essencial, mesmo que algumas pessoas não gostem, sendo utilizado no tempero de praticamente tudo o que se faz salgado. O segredo é utillizá-lo na medida correta. Na dose certa, o paladar mais exigente não vai reclamar – só vai sentir que está delicioso.

Alho desidratado (em flocos ou granulado): Seco e desidratado, substitui o alho fresco em todas as suas aplicações. O alho é essencial em praticamente tudo que se faz de salgado. O segredo é usá-lo com exatidão.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário e volte sempre!!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favoritos More