quarta-feira, 29 de agosto de 2012

CARDAMONO, O QUE É ISSO?

Cardamono

Cardamomo (Elettaria cardamomum)

Essa semente é um tanto rara no Brasil e possui um aroma inconfundível. Usada em cafés e pães em alguns países árabes, seu sabor, que parece uma mistura de gengibre com canela, consegue deixar qualquer receita mais especial. Acredita-se que a planta começou a ser utilizada na Índia. A especiaria ainda pode ser consumida em forma de chá ou simplesmente ser mascada para perfumar o hálito. O ingrediente também é conhecido por suas propriedades terapêuticas - dizem que é diurético, laxante e expectorante.

Esta sementinha que tem gosto de gengibre e essencial na cozinha indiana, é usada no tempero de arroz, sopas, picles, carnes, pães, biscoitos, bolos, cremes. Ótimo no café árabe e para aromatizar licores. Existe em três cores; verde, marrom e branco, mas no Brasil somente o branco é comum. Para utilizar a Cardamona deve-se abrir as sementes e moê-las. É vendida também em vidros já moída. Serve para aromatizar chá ou café, neste caso, coloque na xícara cápsulas fechadas. A planta Cardamona também é decorativa. Tem flor cor-de-rosa muito bonita.

Veja como usar dois tipos de cardamomo, o verde e o negro:

Usos do cardamomo verde: no arroz, pratos tipo cozido – que cozinham por um bom tempo, com maçãs assadas, peras pochê, salada de frutas, pato assado, frango, marinadas, vinho quente, picles. O verde se dá muito bem com outras especiarias: endro, canela, cravo, coentro, cominho, gengibre, páprica, pimenta-do-reino, açafrão.

Usos do negro: se utilizam na preparação do garam masala, pilafs e outros pratos com base de arroz, carnes e curries de legumes. Ele se dá muito bem com pimenta, noz moscada, cravos, cominho, coentro (sementes), pimenta-do-reino.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário e volte sempre!!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favoritos More