quarta-feira, 7 de novembro de 2012

GENGIBRE

Gengibre

Gengibre

É uma planta tropical semelhante ao junco, cuja raiz é utilizada como especiaria. Tem origem na Índia e Malásia e já era utilizado pelos romanos e n Japão e China há milênios. Raiz de sabor extraordinário, adocicado e picante. Ralado é imprescindível no vatapá. Dá um gostinho especial em pratos de carne moída, peixes e camarão. É uma Erva muito utilizada na cozinha brasileira, principalmente no Norte do Brasil.  Mas é forte, doce e picante, semelhante ao Quentão. É um tempero muito utilizado em pó, principalmente na Europa e Estados Unidos em doces, bolos e pães. Excelente no preparo de conservas, picles e ‘chutneys’.

Raiz de sabor um pouco azedo e picante. Assim é o gengibre, utilizado em pratos orientais. Acha-se dele seco ou fresco. Fresco, utiliza-se ralado ou amassado, temperando peixes e aves, ao invés de usar o alho. Um bom parceiro do gengibre é a raiz de Coentro. Seco, pode se temperar sopas e caldos.

A raiz do gengibre tem sabor picante e aroma muito acentuado. No norte do Brasil, ela é usada para temperar alguns pratos típicos, como a moqueca de peixe e o tradicional quentão. Na culinária oriental, é um dos ingredientes de base. Indispensável como acompanhamento para sushis e sashimis. Em pó, pode ser utilizado como aromatizante para biscoitos, bolos e tortas

Sua raiz fresca é nodosa e possui uma casca bege. Quando nova, possui a casca clara e a polpa suculenta e macia. Tem sabor forte e adstringente, levemente picante. Oferece uma poderosa ação antibactericida e desintoxicante contra toxinas de peixes. A raiz fresca pode ser usada em pedaços, em fatias ou raladas. É encontrado também em pó, em conserva doce ou salgada ou em forma de cristais.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário e volte sempre!!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favoritos More