quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

COLORÍFICO OU COLORAU

Colorau

Colorífico

Também conhecido como colorau, dá cor apetitosa realçando um tom vermelho-alaranjado nas carnes, arroz, frango, peixes, caldeiradas e moquecas. Usado também para o preparo de picadinhos de carnes, sopas e molhos em geral.

O mesmo Urucum que os índios usam para tingir a pele. O pó bem fino extraído de sementes proporciona uma cor muito atraente ao arroz, molhos e carnes. A maneira mais fácil de utilizar o Colorau em casca é deixar a semente em infusão no óleo. Umas gotinhas e pronto. Ou então comprá-lo já industrializado. Nas feiras, este tempero é vendido solto. A planta no jardim fica bem decorativa.

Você já viu aquela cor amarelada da margarina? Pois é colorau. Utilizado em uma infinidade de produtos alimentícios industrializados. Colorau tem a cor alaranjado ao Vermelho. Mais claro que a páprica, não tem um sabor ou aroma característico, mas é ótimo para dar mais cor a molhos, caldos, recheios. Quando quiser uma cor laranja-avermelhada, sem usar extrato de tomate, use o Colorau.

Pode ser extraído do pimentão vermelho ou das sementes do urucuzeiro, árvore nativa brasileira. Emprega-se para dar coloração vermelho-alaranjada a arroz, patês, molhos, aves e carnes de todos os tipos, na tradicional moqueca capixaba e em outras receitas.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário e volte sempre!!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favoritos More