segunda-feira, 22 de abril de 2013

ALFAVACA OU SEGURELHA

Alfavaca

Alfavaca: também conhecida como segurelha, pode ser utilizada em diversas receitas à base de carnes vermelhas e aves. Combina também com molhos à base de tomates ou manteiga com ervas.

Segurelha: aromática e picante, pode ser usada sozinha ou em combinação com outras ervas em recheios para carnes, peixes ou aves, pratos com ovos, galinha, peru molhos, sopas, e feijões.

A Segurelha é um tempero que também deve ser utilizada de leve, especialmente em sopas de ervilha, lentilha, feijão. Proporciona um gostinho muito bom em suco de tomate, bem como no tempero de carnes de porco, frango e peru.

Erva muito resistente, forma touceiras de 40cm de altura. Possui galhos finos, densamente cobertos de folhas e com flores que vão do rosa pálido ao púrpura.

Encontra-se fresca ou seca e condimenta muito bem carnes, aves, peixes, salsichas, feijões, lentilhas, favas, sopas, etc. É excelente para preparar vinagres aromáticos, patês e vinhas d’alhos.

Pequena folha que é o melhor tempero para peixes, carnes e aquele arroz que se cozinha com um tablete de caldo de carne. Duas folhinhas são suficientes. Primo do manjericão, porém Alfavaca é mais saborosa. Fácil de se ter plantada em casa, a Alfavaca pode-se deixar secar as folhas e guardar em vidro.

Muito terapêutica, Estomáquica, carminativa, expectorante, antiespasmódica, antisséptica, tônica, aperiente, antidiarreica. É auxiliar no processo da digestão, tratamentos broncopulmonares, asma, bronquite, eliminação de gases, picada de marimbondo, diarreia. Como planta medicinal, a Segurelha funciona como agente antisséptico, digestivo e expectorante.

Propriedades

Medicinal Usado na Europa para estabilizar a sede dos diabéticos e para tratar das cólicas, flatulências, tonturas e distúrbios circulatórios. Erva é anti-séptica, (gargarejos), carminativa (distúrbios intestinais- diarreia), expectorante, adstringente e estomacal.

Cosmética Usar flores em infusão como adstringente e antissépticos em vapores faciais ou banhos, para peles oleosas.

Utilização Sob forma de infuso, tomar uma xícara duas vezes ao dia (verter 01 xícara de água fervente sobre 1 g de flores - 1 colher de chá. Deixar repouso por 15 min. Coar).

  • Uso caseiro: É muito usada sob forma de folha fresca esfregada localmente no caso de picada de marimbondos ou abelhas para aliviar a dor. OBS Pessoas alérgicas devem procurar um médico imediatamente em caso de picadas de abelhas ou marimbondos.Erva bastante melífera.
  • Uso culinário: Folhas secas usadas para temperar truta e outros peixes oleosos, ajuda a digerir bem as leguminosas (excelente com feijões e ervilhas)
  • Uso mágico: Planta muito Yin, acredita-se que a segurelha melhora a visão e a audição. A S. montana teria efeitos anafrodisíacos e a S. hortensis teria ação afrodisíaca..

Fonte: http://www.cotianet.com.br/eco/herb/segu.htm

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário e volte sempre!!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favoritos More